domingo, 10 de janeiro de 2016

Do que é feita a tinta das tatuagens?

Vermelho

É a cor que mais reações alérgicas provoca pois está feita a base de mercúrio. As reações geralmente aparecem após vários anos de feita a tatuagem. Uma boa alternativa é usar tinta carmim, que está feita a base de couraças de insetos.

Preto

Está feita basicamente de carvão, e não é estranho que provoque reações alérgicas. Não tem derivados metais (exceto algumas tintas caseiras ou tatuagens velhas), mas às vezes pode conter fenol, o que pode causar reações em algumas pessoas.

Amarelo

A sustância que pode chegar a gerar reações na tinta amarela é o cadmio, e o sulfato de cadmio é o componente que caracteriza esta tinta.

Azul

O azul está feito em base a sais de cobalto, que pode causar reações alérgicas hipersensíveis que podem causar granulomas.

Verde

Contêm cromo, o que causa reações eczematosas bastante importantes. As diferentes variantes de verde podem causar coceira em distintos níveis.

Púrpura e roxo

São derivados do magnésio e podem provocar granulomas na tatuagem.

Marrom

Está formado por vermelho veneciano (feito de óxido férrico ou sais de cádmio) que podem ter reações pela luz.

Branco

As tatuagens com tinta branca estão feitas com titânio ou óxido de zinco, sustâncias que são potencialmente alérgicas.
As outras cores menos normais (como turquesa, rosa ou coral) têm um potencial maior de causar alergias, dependendo dos compostos de cada uma delas.
Evidentemente as alergias são caraterísticas em cada pessoa e não todos sofremos-as igualmente; o recomendado é que antes de começar a fazer a tatuagem você experimente se é alérgico ou não. Se você já tem uma boa propensão ás alergias, escolha fazer sua tatuagem com tintas anti-alérgicas; são mais caras, mas você irá evitar todos os transtornos de ter  uma boa quantidade de reativo alérgico debaixo da sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário